Telefonia Internet no Brasil

Se você nunca ouviu falar de telefonia Internet e VoIP, esteja pronto para mudar a maneira como você pensa sobre chamadas de telefone interurbanas.

VoIP, ou Voz sobre Protocolo de Internet, é um método que consiste em pegar os sinais de audio analógicos, o mesmo tipo que você ouve quando fala no telefone comum, e transforma-los em dados digitais, que podem ser transmitidos através da Internet. Isso tudo à taxas mais baratas. Basicamente isso é a Telefonia Internet!

Como funciona a telefonia por IP

A sua voz é transmitida em dados digitais, que são separados e enviados em pacotes, fragmentos de dados, em altíssima velocidade através da Internet. Estes pacotes são remontados para assim poder ser ouvida a sua voz no telefone de recepção.

Não é obrigatório uso de conexão em banda larga, cabo ou DLS. Mas é bastante recomendado, se você quiser que a qualidade das chamadas seja a mesma, ou até melhor, do que está acostumado ao usar no telefone tradicional.

Telefonia Internet pode ser benéfica pra você

A telefonia por IP pode transformar uma conexão padrão de Internet em uma maneira muito eficiente de fazer chamadas de telefone mais baratas, e algumas vezes até mesmo grátis. Pois, geralmente, o serviço de VoIP é muito mais barato que uma linha de telefone tradicional.

Sendo economicamente vantajoso, a telefonia Internet já é bastante utilizada nos dias de hoje, e vai ser cada vez mais daqui pra frente.

Telefonia Internet e VoIP no Brasil — aspectos legais

Ainda não existe uma legislação específica para o VoIP no Brasil.

A ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) não considera os serviços de telefonia Internet um tipo de serviço de telecomunicação, apesar de em certos casos, possuírem as mesmas características.

Mesmo assim, de acordo com a ANATEL, o acesso ao VoIP pode ser livremente prestado através da Internet.

Mercado de VoIP no Brasil

Para entrar no mundo do VoIP no Brasil é preciso contratar um provedor e adquirir um aparelho telefônico ou o ATA (aparelho que serve para adaptar um telefone comum a telefonia internet).

Há diversos modelos de ATA, desde os que se conectam diretamente a uma porta USB até os que se comunicam sem fio através de uma rede Wi-Fi.

Exitem muitos provedores de telefonia por IP atuando no país, e quase todos, além do serviço corporativo, prestam o serviço no “varejo”, ou seja, diretamente com o público.

Cada um tem suas características, como valores de tarifa e tipo de equipamento fornecido na instalação. O valor das tarifas dependem do provedor.ede no exterior.

Esta pode ser sua chance de economizar dinheiro com as chamadas de telefone? Sim!

Quem sabe a telefonia por IP não possa ajudar você a poupar com ligações interubanas e até internacionais.

Afinal, só tendem a crescer os serviços de telefonia Internet e VoIP no Brasil. Tudo está no seu começo! Logo virão mais novidades sobre esse tipo de telefonia, e talvez até mais vantagens para seus brasileiros.