Oito dicas para escolher seu telefone VoIP

Após assinar com um fornecedor de serviço, você necessitará de um telefone VoIP que o conecte a Internet, ok?

Pois alguns provedores já incluirão um telefone VoIP como parte de seu pacote, mas existem planos de assinatura que especificam que você terá que escolher seu próprio equipamento.

Como a qualidade das ligações depende muito da qualidade do telefone VoIP e da velocidade do acesso à Internet, é importante que você faça boas escolhas dentre todas as possibilidades de aparelhos VoIP existentes.

Neste artigo, você verá oito dicas super-úteis para ajudá-lo a escolher um telefone VoIP que atenda às suas necessidades.

Dica 1 — Não esqueça do local aonde o aparelho vai ser utilizado

Existem muitos telefones VoIP no mercado, que variam de aparelhos simples para residências aos terminais telefônicos complexos projetados para o uso em empresas.

Mas é a localização que determina a função do telefone VoIP, e, consequentemente, o tipo que você irá precisar.

Então pergunte-se primeiro onde o telefone será usado?

Os soft-fones — como o nome sugere — não são dispositivos de hardware. Ou seja, são puramente serviços de software, que necessitam que os usuários instalem um pequeno programa para poderem usar estes aparelhos VoIP.

Em outras palavras... os usuários necessitam de fones de ouvido e microfone para poder conversar pelo PC.

Se você quiser usar um telefone analógico tradicional com VoIP, você pode obter um ATA (adaptador de telefones analógicos) — uma caixa pequena que converte sua voz em dados digitais e a transmitir pela Internet.

A vantagem de usar um ATA é que você não tem que comprar telefones novos — basta espetar nele o telefone que você atualmente usa.

Os aparelhos VoIP são mais convenientes para aproveitar muitas das características extras que são incluídas na assinatura dos provedor de VoIP — tais como a exibição das chamadas, a distribuição de chamadas, o encaminhamento de chamadas, secretária eletrônica e muitos outros.

Quer falar sem fio?

Embora você não possa (ainda!) ter a liberdade de usar um telefone celular com VoIP, você pode usar um telefone VoIP wireless dentro de uma rede IEEE 802.11b (wi-fi). Estes telefones são apropriados para a residência, o campus, e o uso em empresas.

Dica 2 — Não abra mão do LCD

Os aparelhos VoIP devem ter ao menos uma um tela LCD de várias linhas, para mostrarem quem discou e como anda a chamada atual.

Quando seu telefone toca, a tela LCD mostra informações da pessoa que discou.

Neste momento, você pode escolher aceitar a chamada ou dirigi-la para a secretária eletrônica, ou a uma mensagem de erro.

Muitos telefones têm também indicadores de espera para a secretária eletrônica, e telas ajustáveis e iluminadas.

Dica 3 — Facilidades do teclado

O telefone IP que você escolher deve suportar um plano padrão de discagem, assim você não necessitará teclar Enter ou send após ter discado um número.

Também pode ter uma tecla mute, junto com um porta para um fone de ouvido

Dica 4 — Conveniência, conveniência...

Escolha aparelhos VoIP que possuam ao menos cinco chaves programáveis para rediscagem e chamadas rápidas.

Assim você poderá acessar números e funções do telefone VoIP de uma maneira muito mais rápida e eficiente.

Com isso você também poderá distribuir manualmente cada chamada individual, configurando algumas regras para determinados tipos de chamadas.

Dica 5 — Seu telefone VoIP deve ser atualizável... e configurável

Certifique-se que os telefones são fáceis de atualizar e configurar.

Outras características úteis para ajudar você ao usar os telefones incluem registros de chamadas e diagnóstico da qualidade da chamada.

Dica 6 — Psiiii...

Se desejar manter suas chamadas anônimas você pode optar por um telefone VoIP que bloqueie seu ID.

Desta maneira, quando você está chamando alguém, seu nome ou número de telefone VoIP não será mostrado.

Esta característica pode ser ajustada para todas suas chamadas ou apenas para algumas selecionadas.

Dica 7 — Esteja bem conectado e com VAD/SS (Que?!?!)

Os sistemas de telefone VoIP são sensíveis ao desempenho da rede, pois o VoIP exigirá mais de sua conexão Internet, e isto poderá impactar em outras aplicações.

Por exemplo, uma rede com latência (tempo para trafegar dados) elevada pode resultar em uma "fala agitada", ou em atrasos, e acabar reduzindo a qualidade da conversa.

Se você quiser conservar sua conexão Internet sem aumentar os problemas de suas ligações VoIP, certifique-se que o codec que você usa nos seus aparelhos VoIP suporta VAD/SS (voice-activity detection with silence suppression — detecção de som de voz com supressão de silêncio).

Esta supressão do silêncio reduz o uso da conexão filtrando o ruído de fundo do ambiente e transmitindo somente os pacotes quando alguém está falando.

Dica 8 — Mantenha-se atualizado

VoIP é uma tecnologia que ainda está no seu início. Por isso, espere muitas novidades daqui pra frente.

Para escolher o telefone VoIP ideal para você ou sua empresa, dentre tantas opções de aparelhos VoIP existentes no mercado, não há dica mais valiosa.