Como telefonar pela Internet

Para telefonar pela Internet você obviamente irá necessitar de uma conexão à Internet. E como a velocidade da conexão afeta diretamente a probabilidade dos aparelhos VoIP funcionarem corretamente, o mais recomendado é que possua banda larga (DSL ou cabo), apesar de também ser possível funcionar com uma conexão discada, satélite e até Wi-fi. A diferença está na qualidade das ligações, que é muito maior com Internet de alta velocidade.

Como escolher os aparelhos VoIP de acordo com o tipo de ligação

Se estiver pensando em usar somente o seu PC para fazer as ligações não será exigido nada mais do que um computador com conexão à Internet, um microfone e altofalantes, e um software VoIP instalado.

Esses softwares, conhecidos também como softphones, podem ser encontrados gratuitamente para download. Eles irão permitir que você faça chamadas gratuitas para qualquer outro usuário que esteja usando o softphone do mesmo provedor que o seu.

Também é possível usar um telefone USB para telefonar pela Internet. Esse será plugado diretamente na entrada USB do seu PC.

Se quiser fazer chamadas de um telefone, você poderá usar um adaptador para telefones comuns (ATA). O seu telefone será plugado no ATA, que por sua vez será plugado no PC e no modem, DLS ou cabo.

Uma outra maneira de telefonar pela Internet é através dos telefones IP, que aparentemente são como telefones tradicionais, mas com "adaptadores especiais". Isso garante que o telefone fique ligado diretamente no modem, sem necessidade de um adaptador.

Tanto pelos aparelhos VoIP, quanto pelo telefone IP, você poderá telefonar pela Internet sem estar com o computador sempre ligado. Uma vantagem e tanto!

Vale lembrar que, assinando um dos provedores VoIP, lhe será fornecido os aparelhos VoIP e assistência necessária, de acordo com o tipo de ligação que você precisar, e do plano oferecido que escolher. Também é possível que você mesmo possa escolher os aparelhos VoIP de acordo com seu gosto.

O que são provedores VoIP?

São as empresas que prestam o serviço de VoIP. Os provedores VoIP são os responsáveis pelo recebimento e transmissão dos dados aos seus destinos, através da Internet. Com eles torna-se possível a você telefonar pela Internet como se estivesse usando um telefone convencional. Eles também são (na maioria das vezes) os responsáveis pela instalação e funcionamento dos aparelhos VoIP. São os provedores VoIP que primeiramente recebem a sua chamada, em forma de dados, e a enviam para uma central telefônica convencional mais próxima do seu destinatário.

É interessante que você pesquise bastante antes de assinar um dos provedores VoIP para telefonar pela Internet. Como eles tendem a trabalhar ligeiramente diferentes entre si, pode ser que você encontre alguma vantagem em uns que não esteja presente em outros provedores VoIP, como serviços especiais, ou promoções de chamadas para determinada localidade.