O que é softphone?

Softphone é um aplicativo multimídia, oferecido por operadoras VoIP, que trabalha associado com a tecnologia VoIP/telefone IP dando a você a possibilidade de fazer chamadas diretamente do seu PC ou laptop.

O softphone transforma o computador em um telefone multimídia, com capacidade de voz, dados e imagem. Com eles é possível fazer chamadas para telefones convecionais através da Internet geralmente por uma pequena taxa, e também fazer ligações "PC-PC" gratuitamente, que é o tipo mais popular de chamada VoIP atualmente.

O que é necessário?

As exigências são um PC que esteja conectado a Internet, preferivelmente cabo ou conexão DSL; um microfone, altofalantes, e o softphone de uma das operadoras VoIP instalado que, geralmente, é oferecido de graça para download.

Como utilizar o softphone?

Primeiramente você deve fazer o download do software, e depois que devidamente instalado basta estar com seu microfone e altofalantes, ou headset, ligados para poder utilizar o softphone.

Esses programas são, geralmente, bem simples e fáceis de usar. Possuem interface intuitiva e de fácil compreensão, e possuem também um teclado virtual muito parecido com o de um telefone convencional. Você não verá muitas dificuldades para utilizar um softphone.

A facilidade de utilização é tão grande que, enquanto está utilizando o softphone, você poderá continuar usando seu computador em outras tarefas. Isso se torna possível graças a aplicações do tipo click-to-dial ou chamada em espera IP.

É preciso lembrar que o seu computador deve permanecer ligado (e à Internet) para que seja possível fazer ligações, pois o programa só será executado no seu computador.

Fazendo as chamadas via VoIP/telefone IP

Geralmente as chamadas gratuitas são possíveis somente entre usuários das mesmas operadoras VoIP.

Como esta tecnologia usa exclusivamente a conexão de Internet de uma extremidade da linha à outra, normalmente não há nenhum custo para o usuário.

É como trocar mensagens de e-mails, exceto que o que está sendo transmitido através da Internet são pacotes de voz, e não palavras escritas.

Ainda não é possível fazer chamadas gratuitas para usuários de outras operadoras VoIP porque cada prestador do serviço tem um softphone próprio.

Para fazer ligações para telefones convencionais as operadoras VoIP responsáveis pelo softphone, combram uma pequena taxa, que geralmente é muito mais baixa que as taxas cobradas pela telefonia comum.

Algumas operadoras VoIP cobram a habilitação desse tipo de ligação. Dependendo da operadora de VoIP/telefone IP também podem haver planos específicos oferecidos à você.

Alguns desses planos podem incluir despesas como tarifas para telefones convencionais, mensalidade do serviço para ligações ilimitadas, pacote de créditos no modelo pré-pago, e aquisição ou aluguel de um adaptador para telefones convencionais.