Dúvidas comuns sobre Telefonia pela Internet

VoIP, ou, em outras palavras, voz sobre Protocolo de Internet, é a junção entre computadores e telefone, o que permite a tão falada telefonia pela Internet, tão fácil como usar um telefone comum!

Ouviu falar, e talvez esteja curioso e disposto a contratar uma operadora de VoIP?

Sendo tecnologia recente, a telefonia pela Internet ainda está encoberta com um tanto de mistério...

Mas a resposta está aqui!

Abaixo ajudaremos a responder as perguntas mais comum que você possa ter sobre telefonia pela Internet e telefones VoIP...

O que é exatamente VoIP (voz sobre o protocolo de Internet)?

VoIP é uma tecnologia nova que faz uso de sua conexão pra encaminhar suas chamadas de telefonia pela Internet.

Esta é uma maneira muito eficaz e de baixo custo para fazer chamadas de telefone para qualquer lugar do mundo.

Como os telefones VoIP trabalham?

Usando telefones VoIP, sua voz é transformada em dados digitais que são cortados em fragmentos pequenos, chamados de pacotes, e são emitidos através da Internet na velocidade do relâmpago.

Estes pacotes são trasmitidos pela operadora de VoIP e reconstruídos e ouvidos nos telefones VoIP de recepção.

Para que chamadas de telefones VoIP tenham a mesma qualidade a qual você está acostumado ao usar o serviço de telefonia tradicional, uma determinada largura de banda (a quantidade de dados que podem ser emitidos) é requerido.

O acesso a banda larga de Internet, cabo ou DSL, fornece a largura de banda necessária para que o serviço de telefones VoIP seja aceitável pelos consumidores.

Quais as vantagens da telefonia pela Internet

Antes de tudo: a telefonia pela Internet é economicamente muito vantajosa!

Os telefones VoIP e os serviços digitais diminuem os custos para as companhias, e a economia é passada para o consumidor.

Por isso, os serviçois de telefonia pela Internet são geralmente muito mais barato do que uma linha de telefone tradicional.

Uma outra vantagem, das mais atrativas, da telefonia pela Internet é a habilidade de receber chamadas de telefone em qualquer lugar que você esteja, da mesma maneira como é acessível a Internet.

E como a tecnologia de telefones VoIP wireless, você se livra da inconveniência de ter uma linha de telefone conectada a uma tomada na parede.

Além disso tudo, a tecnologia de telefonia pela Internet é bem fácil de se usar. Os equipamento e o software normalmente podem ser instalado em minutos.

O que é necessário para usar telefonia Internet?

Existem algumas maneiras de usar atualmente a telefonia Internet. O mais fácil, e de longe menos caro, é a conexão PC-PC.

As únicas exigências nesse caso são um computador que esteja conectado à Internet, preferivelmente com conexão rápida, à cabo ou conexão DSL; um microfone, altofalantes, e um software VoIP, que pode ser muito barato — ou grátis em muitos casos.

Também — claro! — é necessário que a pessoa a qual você queira falar esteja dentro das exigências.

Uma outra maneira de se fazer ligações é através do uso de um equipamento chamato ATA, que nada mais é do que um aparelho adaptador para telefones comuns.

Este é o método mais simples, pois permite que você plugue no computador um telefone analógico usando esse adaptador. Você pluga seu telefone padrão no ATA e então pluga o ATA no computador.

Uma outra maneira de usar a telefonia pela internet é através dos telefones VoIP, que aparentemente são como telefones tradicionais, mas possuem adaptadores especiais.

Estes telefones VoIP são ligados ao computador usando um conector de rede, podendo ser plugados diretamente em seu roteador ou modem ADSL.

Estes próprios telefones VoIP têm toda a tecnologia necessária armazenada — ou seja, não é preciso instalar nada no seu computador e, na verdade, você fala e recebe ligações mesmo com o computador desligado!

Vale lembrar que você precisará contratar um operadora de VoIP, que irá fornecer os equipamentos e a assistência que for necessária para suas necessidades de telefonia pela Internet.

Quais as características da telefonia pela Internet VoIP?

A telefonia pela Internet VoIP fornece vários opçionais, além dos serviços de telefone local e interurbano significativamente mais barato.

Um exemplo é sua portabilidade — não importa onde você esteja, ou o lugar que você vá mesmo que esteja em férias, você poderá "levar" seu número de telefone consigo.

E ainda existem outras características que variam de acordo com a operadora de VoIP que você escolher, como secretária eletrônica, identificação de chamadas, espera de chamadas, telefonemas simultâneos, e a habilidade para escolher seu próprio código de área.

E quais as desvantagens da telefonia pela Internet?

Há alguns poucos inconvenientes, mesmo com tantas vantagens. Primeiramente, a maioria das operadoras de telefonia pela Internet não fornecem acesso aos números de auxílio de emergência, tais como o 190.

Isto pode deixar sua casa ou empresa vulnerável, se você usar apenas os telefones VoIP.

Quando você tem um serviço através de uma companhia tradicional do telefone, você ainda pode usar sua linha mesmo durante blecautes, sem necessitar de uma segunda fonte para funcionar.

Isto não é possível com telefones VoIP. Mesmo que em sua empresa ou residência você conte com a proteção de um no-break para manter seu equipamento funcionando em caso de falta de luz, caso sua operadora de VoIP não possua tal equipamento, suas ligações não serão possíveis.

E a última desvantagem é quanto a confiabilidade do transporte dos dados pela rede. Há alguns riscos, como conexões lentas, sinais perdidos, e pacotes de dados faltando. Em comparação à tecnologia atrás do sistema de telefone analógico, que existe há mais de um século, a telefonia pela Internet ainda está na sua infância quando se fala em uma ferramenta de comunicação. Como é algo relativamente novo, dentro de pouco tempo, meses ou anos talvez, essas poucas desvantagens já devem ter deixado de existir.

E qual operadora de VoIP escolher?

Como todas as operadora de VoIP tendem a trabalhar ligeiramente diferentes, essa é uma escolha pessoal.

Você deve contratar uma a qual esteja o mais próxima possível das suas exigências de instalação e de uso.

Mantenha sempre em mente que esta é uma tecnologia que está se amadurecendo rápidamente, e que as mudanças estão ocorrendo toda a hora. Você deve decidir bem para escolher uma operadora de VoIP que possa fornecer-lhe um serviço de telefonia pela Internet de confiança!