Básico da telefonia VoIP

Telefonia VoIP são as palavras do momento.

Você já ouve no rádio e vê na TV diversos anúncios de operadoras de VoIP oferecendo seus serviços de telefonia VoIP...

Mas afinal que movimento é este?

Bom, telefonia VoIP é uma tecnologia que estárevolucionando o mercado de telecomunicações. Tanto em termos tecnológicos e econômicos.

Para você, os benefícios são muitos. Você só tem a ganhar com a telefonia VoIp.

Se você quer saber o básico e entender esta nova onda movimentada a base de muito $$$ das operadoras de VoIP, então conheça abaixo nosso (mais um!) texto introdutório sobre telefonia VoIP...

O que é telefonia VoIP?

VoIP é uma tecnologia relativamente nova que encaminha suas chamadas de telefone através de sua conexão de Internet. Melhor que usar as linhas de telefone analógicas tradicionais. Para fazer chamadas de telefone para qualquer lugar do mundo a telefonia VoIP provou ser uma maneira muito eficaz e de baixo custo.

Usando a telefonia VoIP, a sua voz é transmitida em dados digitais que são cortados em fragmentos pequenos, chamados de pacotes, e são transmitidos através da Internet em altíssima velocidade.

Estes pacotes são reconstruídos e ouvidos no telefone de recepção. Tudo isso só acontece através de uma operadora de VoIP.

Para que chamadas tenham a mesma qualidade a qual você está acostumado ao usar o serviço de telefone tradicional, uma determinada largura de banda (a quantidade de dados que podem ser emitidos) é requerido.

O acesso a banda larga de Internet, cabo ou DSL, fornece a largura de banda necessária para o serviço de telefonia VoIP ser de qualidade aceitável.

Como se beneficiar da telefonia VoIP?

Em primeiro lugar você precisa pesquisar operadoras de VoIP que fornecem os serviços que você vai utilizar. Junto a ela você irá decidir o melhor plano e a maneira como serão feitas as ligações, isso de acordo com a sua necessidade.

As ligações de telefonia VoIP podem ser feitas por um aparelho de telefone comum (usando um adaptador) ou pelo computador (com microfone e fone de ouvido).

No caso do computador, você precisará instalar um que irá ser o responsável pela ligação, recebimento, transferência de chamadas, conferências etc.

Há três maneiras de você se fazer chamadas através na telefonia VoIP:

  • A primeira e a mais comum é a através de um equipamento chamado ATA. Este é o método mais simples. Permite que você plugue no computador um telefone comum usando um adaptador.

    Você pluga seu telefone padrão no ATA e então pluga o ATA no computador.

    Como você pode ver, é tudo muito simples.

  • Uma outra maneira de usar o serviço de telefonia VoIP é através dos telefones IP. Estes telefones aparentemente são como telefones tradicionais, mas têm adaptadores especiais neles.

    Os telefones serão ligados ao computador usando um conector de rede. Desta maneira, podem ser plugados diretamente em seu roteador ou modem banda larga.

    Os próprios telefones IP têm toda a tecnologia necessária armazenada neles. Existem até telefones que usam conexões Wi-Fi, que permitem que você faça chamadas de telefonia VoIP sem fio!

  • E por último, há um método mais fácil para usar a telefonia VoIP. São as chamadas feitas e/ou recebidas de/para um computador.

    Usando um microfone, os alto-falantes e uma placa-de-som — algo que praticamento todo micro atual já possui — você pode falar através da Internet.

    Para algumas operadoras de VoIP existentes, não há nem taxa para estas chamadas.

Operadoras de VoIP

Operadoras de VoIP são as prestadoras (empresas) que oferecem o serviço e suporte para telefonia VoIP.

São elas que primeiramente recebem a sua chamada, em forma de dados, e a enviam para uma central telefônica convencional mais próxima do seu destinatário, por exemplo.

Selecionar uma das operadoras de VoIP é uma escolha pessoal. Você deverá escolher aquela que estiver o mais perto possível das suas exigências de instalação, e de uso.

A tecnologia está se amadurecendo rapidamente e as mudanças estão ocorrendo toda a hora — mantenha isso sempre em mente.

Você irá escolher uma companhia a qual você tenha a sensação de que essa possa fornecer-lhe um serviço de confiança no futuro. Portanto, no meio de tantas opções de operadoras de VoIP, certifique-se de pesquisar para fazer a escolha certa!

A telefonia VoIP é economicamente vantajosa

Geralmente o serviço de telefonia VoIP é muito mais barato do que uma linha de telefone tradicional.

Isso porque o telefone e os serviços digitais diminuem os custos para as companhias, e a economia é (felizmente) passada para o consumidor (você!).

Então é de se esperar que a telefonia VoIP ainda cresça muito nos próximos anos. Avanços maiores virão! A tecnologia ainda está no seu começo, há muito para evoluir.