Adaptador VoIP – como escolher

Um adaptador VoIP (ou ATA) é um dos mais novos aparatos de tecnologia desenvolvidos recentemente, que permitem você usar um telefone via IP.

Estes adaptadores permitem que você use seu telefone comum para fazer chamadas através da Internet. Com o ATA VoIP, usar a telefonia digital não é (muito) diferente do que usar um serviço de telefonia regular, pois o adaptador ATA permite que seu serviço de telefonia Internet funcione como um telefone tradicional — por exemplo, você ouve o tom da discagem quando pega o telefone e disca um número.

Um ATA VoIP, como muitos dos dispositivos no mundo digital de hoje, é realmente um computador pequeno, altamente eficiente.

Ele executa diversas funções que são requeridas nas comunicações de um telefone via IP. Uma função é aquela de fornecer uma interface analógica para o telefone normal.

Isso inclui fornecer uma discagem de tom, assim como um sinal para chamadas recebidas. Uma outra função que é fornecida pelo adaptador VoIP é a de converter o sinal analógico da sua voz em um formato digital para que possa ser transmitido pelo telefone via IP.

Do outro lado, o adaptador ATA VoIP converte o sinal digital recebido em um sinal analógico para que posse ser compreendida a chamada.

Finalmente, o adaptador VoIP tem a função de manter a conexão de VoIP na Internet.

Tipos de adaptador VoIP

Existem dois tipos básicos disponíveis de adaptador VoIP.

Ambos fornecem uma ou mais conexões a telefone analógicos. A diferença é o tipo de conexão de rede que requerem.

Um tipo conecta seu telefone à rede através de uma entrada USB de seu computador. O tipo USB de ATA VoIP requer um programa que funcione no PC a fim de acessar a Internet.

Isto — claro — também requer que o PC esteja ligado à rede a fim de usar o telefone via IP.

O outro tipo de adaptador VoIP conecta seu telefone diretamente ao seu cabo de alta velocidade, modem ADSL ou diretamente à sua rede.

Este tipo de adaptador ATA VoIP usa a entrada ethernet para acessar sua conexão de Internet, e opera por conta própria — nenhum software é requerido.

Este é o tipo mais conveniente de adaptador VoIP, porque não requer nem que seu PC esteja sempre ligado — enquanto a conexão de alta velocidade está ativada, você terá acesso a seu telefone via IP.

Como usar o adaptador VoIP?

Usar o adaptador ATA é muito simples. Após plugá-lo na fonte de alimentação, há duas conexões a serem feitas.

Um conector no ATA VoIP fornecerá um lugar para plugar um cabo comum, de telefone analógico.

Já o outro conector é usado para conectar o adaptador ATA VoIP tanto a uma entrada USB em seu PC, ou a seu modem de alta velocidade (ou roteador — no caso conexão de ethernet direta).

Se você estiver usando a conexão do tipo USB, então um programa necessita ser instalado e ser executado no PC que o adaptador VoIP está conectado.

Se você estiver usando a conexão diretá, será possível usar seu telefone via IP assim que as conexões estiverem completas.

Mais opções no telefone via IP

Há outras duas opções que devem ser mencionadas ao escolher um ATA VoIP.

Um é o fato de que alguns fornecedores de VoIP terem telefones analógicos disponíveis, já incorporados ao seu adaptador VoIP fornecido no serviço.

Você pode achar estes mais convenientes do que um ATA VoIP isolado, mas deve verificar com os fornecedores que escolher, porque não são todos os provedores de VoIP que oferecem esta opção.

Uma outra alternativa oferecida por alguns fornecedores é um modem ou roteador ADSL com o adaptador ATA já incorporado.

Outra vez, isto não é oferecido por todos os fornecedores.

Por último, outra consideração é necessária ao escolher um ATA VoIP: um adaptador VoIP não necessariamente é compatível entre fornecedores de telefonia via IP.

Adaptador VoIP — Conclusão

Como você pode ver, há um número de opções disponíveis para escolher um ATA VoIP para usar seu telefone via IP.

De longe a solução mais simples é usar um ATA VoIP somente, que se conecta diretamente a seu modem ou roteador, porque este tipo não requer nenhum software ou configuração — você simplesmente pluga e começa a poupar dinheiro com sua conta de telefone.

Mas as outras opções podem fornecer a você alguma flexibilidade a mais ao instalar seu adaptador VoIP.